Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRO nega indenização por suposto bullying virtual contra inspetora de escola

    Publicado por Internet Legal
    há 10 anos

    A Justiça negou pedido de indenização por danos morais à fiscal de pátio de uma escola que buscava reparação pela suposta prática de cyberbulling numa comunidade virtual do Orkut. A decisão é da última quarta-feira, 4, na sessão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia, em julgamento de apelação cível em que buscava mudar decisão anterior, da 1ª Vara Cível da comarca de Ariquemes, a cerca de 200 quilômetros da capital do Estado.

    Por maioria, a Câmara decidiu que a mera adesão de participantes em comunidade virtual no Orkut, sem que haja manifestação expressa que possa vinculá-los a mensagens depreciativas, não caracteriza o bullying, isso porque, conforme a decisão, no ordenamento jurídico brasileiro é vigente a teoria da causalidade: se não existe relação direta entre o fato (adesão à comunidade) e o dano experimentado pela vítima, não se pode falar em responsabilidade civil que obrigue a reparação.

    Sentença

    No primeiro julgamento, a juíza negou o pedido por entender que não havia prova de ligação do ato de criação da comunidade virtual como sendo causa do suposto dano moral alegado pela parte (nexo de causalidade). A simples participação na comunidade, sem a postagem de qualquer imagem ou mensagem vexatória, não é suficiente para determinar a conduta como passível de ser reparada com o pagamento de indenização. A inspetora da escola também foi condenada a arcar com as custas do processo. Insatisfeita com essa decisão, recorreu ao segundo grau, e seu processo foi julgado sob relatoria do desembargador Isaias Fonseca.

    Para o relator, não se pode presumir que a mera adesão a uma comunidade virtual seja tida por ilícita. “Seria o mesmo que punir alguém pelos seus pensamentos”, registrou no voto.

    Isaías Fonseca votou pelo desprovimento do ao recurso com a manutenção integral da sentença de primeiro grau, que já havia negado o pedido de indenização a um grupo de nove pessoas, que na época eram adolescentes. O desembargador Paulo Kyiochi acompanhou o voto do relator e o desembargador Marcos Alaor votou pela reforma da sentença por entender que, no caso, houve dano moral.

    Referência: AC 0008004-51.2011.8.22.0002

    • Sobre o autorO Direito na Tecnologia da Informação
    • Publicações2050
    • Seguidores360282
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjro-nega-indenizacao-por-suposto-bullying-virtual-contra-inspetora-de-escola/122788812

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)